Olá! São bem-vindos ao nosso blogue.

Este é o espaço da Turma 4E da EB1/JI de Lijó, Barcelos.
É aqui que registamos um pouco do que vai acontecendo...

06 março 2009

Semana da Leitura

Terminou a Semana da Leitura 2009.
Na nossa escola, esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura, destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler entre crianças, decorreu com muito êxito.
Foram muitas as actividades em que participámos e, mais uma vez, os pais corresponderam e associaram-se à comemoração desta festa, contribuindo também para elevar o gosto pela leitura e para Ler+.
Assim, logo no dia três, na EB2,3 de Lijó, assistimos à apresentação da história "Leónia devora os livros", por alunos do 5º ano.

Tomando à letra a expressão «devorar livros» (usada habitualmente para definir leitores muito assíduos), este pequeno álbum a cores descreve o percurso do apetite insaciável de Leónia por livros. No final, a protagonista tem que começar a escrever histórias para os seus filhos, que têm pelos livros um apetite igual ao da mãe. O texto caracteriza-se pelo ritmo, pela presença de rimas e jogos de palavras. No fim, elaborámos uma banda desenhada, decifrámos enigmas e sopas de letras.


No dia 4 à tarde assistimos à leitura da história "As cenouras do Senhor Benedito", pelo actor e contador de histórias Armindo Cerqueira.
Nesta história, o coelho Orelha-Longa vai descobrir um mistério relacionado com as cenouras doces e rijas que o Sr. Benedito vende e as cenouras grandes, pouco doces e moles da nova vendedora do mercado.

Esta apresentação foi seguida de um jogo dramático, em que participaram os nossos colegas da turma 4F, recontando-nos a história de uma forma muito engraçada.

Hoje, fomos surpreendidos pela professora Cândida Nascimento e pelo professor Paulo Sampaio, do Conselho Executivo. A professora Cândida contou-nos uma história muito engraçada, sobre uma bolacha simples, «A Bolacha Maria», que resolveu acrescentar ao seu pequeno nome, alguns apelidos sonantes, mas que, apesar de se sentir importante, ficou no fim do pacote, perdeu qualidades e acabou por ser comida por um cão.
Esta história de António Torrado pode ser lida e ouvida no site HISTÓRIA DO DIA. Visitem, é só clicar. Para imprimir é aqui.

Nenhum comentário: