Páginas

Olá! São bem-vindos ao nosso blogue.

Este é o espaço da Turma 4E da EB1/JI de Lijó, Barcelos.
É aqui que registamos um pouco do que vai acontecendo...

10 março 2009

Ciências experimentais

No âmbito do Programa de Formação de Professores em Ensino Experimental das Ciências e acreditando que «... o ensino experimental das ciências nos primeiros anos de escolaridade pode contribuir de forma decisiva para a promoção da literacia científica, potenciando o desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma cidadania interveniente e informada ...» (DGIDC), os nossos sonhadores têm vindo a realizar algumas sessões experimentais.
Já realizaram duas sessões sobre "Explorando materiais, dissolução em líquidos", a primeira em Dezembro com a professora Rute e responderam às questões:
Materiais diferentes (açúcar, canela, sal, farinha, café solúvel, vinagre e álcool etílico) dissolvem-se do mesmo modo em água?
O estado de divisão do rebuçado influencia o tempo de dissolução?
Na segunda sessão, já em Janeiro, desta vez com a professora Lígia, responderam às questões:
O tipo de solvente (álcool, água, vinagre e óleo) influencia o tempo de dissolução do soluto (cubo de açúcar)?
A quantidade de solvente (água) influencia o tempo de dissolução do soluto (cubo de açúcar)?



No dia 4 de Março, realizaram mais uma sessão experimental de ciências, desta vez "Explorando plantas... sementes, germinação e crescimento". Investigaram e responderam às questões problema "Como se podem agrupar sementes diversas?" e "Como é constituída uma semente?"



Nenhum comentário: