Páginas

Olá! São bem-vindos ao nosso blogue.

Este é o espaço da Turma 4E da EB1/JI de Lijó, Barcelos.
É aqui que registamos um pouco do que vai acontecendo...

28 novembro 2008

Folhas de Outono...

05 novembro 2008

Visita de estudo ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães

Registo gráfico:

No dia quatro de Novembro, os alunos do 4º ano da EB1/JI de Lijó realizaram uma visita de estudo ao Mosteiro de Tibães. Apesar de o tempo estar um pouco chuvoso, foi uma visita de estudo fantástica. A visita iniciou com um Teatro de Marionetas "Há Monges no Convento", nas antigas cavalariças e, mais uma vez, "viajámos no tempo", acompanhados pelo Hugo e o seu gatinho Branquinho.

O Hugo entrou numa máquina do tempo e recuou até ao século XVIII, altura em que o mosteiro era habitado pelos monges e, através das suas aventuras, ficámos com alguns conhecimentos sobre a vida monástica quotidiana. No regresso trouxeram alguns amigos que se espalharam pelos vários espaços do mosteiro e nós tivemos de os procurar. Eles (eram monges) foram muito simpáticos connosco, contaram-nos muitas histórias e transmitiram-nos muitos saberes.

Registo fotográfico:

Para pesquisar e descobrir mais sobre este convento podemos visitar o site oficial em Mosteiro de Tibães.

04 novembro 2008

ANIVERSÁRIO DA DANIELA

Olá Daniela!
desejamos-te um dia muito feliz!!!

recados no orkut

03 novembro 2008

PNL - Leitura Orientada na Sala de Aula



Uma viagem ao tempo dos castelos, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

É este livro, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para leitura orientada na sala de aula no 4.º ano de escolaridade, com um grau de dificuldade II, que vamos ler nas próximas semanas.



Fica aqui o resumo da obra que encontrámos numa pesquisa:
«Ana e João são irmãos mas muito diferentes. Ela é uma rapariga ajuizada e sensata, ele bastante disparatado e impulsivo.Apesar disso entendem-se às mil maravilhas. Nas férias foram passar uns dias à quinta de uma tia na serra do Marão. Tanto na quinta como na aldeia as pessoas andavam alvoraçadas por causa de um homem com fama de bruxo que se instalara no castelo. Em vez de ficarem com medo, decidiram ir dar uma espreita e a surpresa não podia ter sido maior: o velho era cientista, chamava-se Orlando e pertencia à AIVET, a fabulosa Associação Internacional de Viagens no Espaço e no Tempo. Tinha uma máquina nas caves e convidou-os para darem um mergulho ao tempo dos castelos. Eles aceitaram sem saber o que os esperava. Poucos segundos depois já cavalgavam em florestas infestadas de lobos acompanhando uma caçada ao javali. Mas a viagem reserva-lhes muitos outros momentos de perigo e emoção e um encontro inesquecível com o jovem Afonso Henriques em vésperas de se tornar o primeiro rei de Portugal.»
In Editorial Caminho


No site "Uma aventura", podemos consultar outros títulos bem como as biografias das autoras .